VOCÊ BUSCA UMA AVENTURA SEGURA OU UMA "DESVENTURA  INSEGURA"?


     É fato de que vivemos no Brasil uma recessão econômica muito grande. E com a queda de investimentos no setor industrial e comercial, o aumento no desemprego é grande e o trabalhador que outrora sentia-se seguro com a carteira de trabalho, agora vive a insegurança do mercado. Surge então a dúvida do que fazer para tentar manter o mesmo padrão econômico de sempre em sua vida ou pelo menos garantir sua sobrevivência.

     A primeira coisa que passa na cabeça desse profissional, agora desempregado, é perguntar-se o que sabe fazer tão bem quanto outros ou melhor e à partir daí, vem a ideia de tornar-se um microempreendedor. Seja em algum setor de sua formação profissional mesmo ou alguma outra que em seu conceito possa ser promissor, ele sente que ser um empresário é tudo de bom!  Nunca em 10 anos, o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa -  registrou uma quantidade tão grande de inscrições e aberturas de micro empresas e microempreendedores.

     No Turismo de Aventura, não está sendo diferente. Muitas pessoas que perderam seus cargos e empregos nos últimos anos, estão recorrendo ao turismo de aventura, como alternativa, fuga e salvação na manutenção das contas. Mas será que estes novos empreendedores do Turismo de Aventura e esportes de ação e esportes radicais estão realmente preparados para uma atividade que exige não só desinibição para vendas, como também conhecimentos no uso de técnicas e equipamentos específicos, experiência e acima de tudo ética profissional.

     
MUVUCA NA TRILHA,MATA!!!


    A foto mostrada acima, mostra um grupo enorme de turistas, subindo uma trilha na Pedra da Gávea, Rio de Janeiro. Infelizmente isso tem sido uma constância, devido o aumento de interesse das pessoas em aventurar-se em trilhas, montanhas, praias e cavernas. Ora, se existe o consumidor do turismo de aventura, também haverão os fornecedores ( Agências Operadoras ). O problema é que uma grande maioria destes operadores estão causando a BANALIZAÇÃO DO TURISMO DE AVENTURA .

     É lógico que muita gente irá dizer que quanto mais opções de operadoras é melhor, assim os programas poderão ficar mais baratos e o mercado mais competitivo. Isso  é correto, mas o problema é que muitas vezes, por trás de um preço baixo, a ausência de serviços, equipamentos, mal atendimento e pouca experiência na condução de grupos e gestão em situações de emergências.

     A banalização é tanta, que temos visto constantemente nas redes sociais como Facebook e Twiter, relatos de turistas esquecidos em cidades, acidentados em cavernas, cabelos presos em freios durante a prática de rapel, além de grupos perdidos na mata e naufrágios que matam as pessoas por imperícia de falsos guias e profissionais do setor. Esta banalização, além de queimar o mercado, prejudicar os profissionais e operadoras sérias, tem causado graves acidentes na atividade outdoor.

     Pior que a banalização que se segue no setor, não só pela promoção de aventuras baratas, nada seguras, promovidas por falsos operadores e pessoas comuns que "acham que podem" levar as pessoas de qualquer jeito para roteiros turísticos á um preço tão baixo, o impacto e desgaste ambiental que causam tem obrigado órgãos ambientais, governamentais e propriedades particulares, fechar atrativos turísticos. Quem não se lembra o que aconteceu com as Cachoeiras da Fumaça, Lago de Cristal e Cachoeira Paradise em Votorantim? ESTÃO TODAS FECHADAS OU PROIBIDAS !! 


     
     Todo mundo que ter uma aventura. Melhor será se a aventura for segura. E esta segurança, se obtém, contratando uma empresa idônea, que age na legalidade. E não colocando em seu próprio site ou perfil, orientações de como burlar a vigilância de um parque e entrar na ilegalidade, como se fosse um refugiado de guerra e pagando pouco ou nada.

DICAS DE COMO TER UMA AVENTURA SEGURA :

1 - Converse com quem já foi para o roteiro escolhido 

2 - Escolha uma operadora, não pelo nome bonitinho ou pelo logotipo que é legal, mas sim exigindo documentação como ( CNPJ, CADASTUR e outros órgãos regulamentadores ) e se a empresa fornece nota fiscal .

3 - Pergunte se quem está oferecendo a aventura, a trip é uma Empresa ou pessoa fisica. Você sabia que é crime pessoa física vender passagens, viagens e passeios, sem estar credenciado na CADASTUR / EMBRATUR? 

4 - Verifique se quem vai conduzir o passeio é o Guia de Turismo CADASTUR               ( OBRIGATÓRIO )

5 - Se a trip for de aventura, pergunte se serão fornecidos equipamentos de segurança  como  capacetes,  cordas,  bodries,  todos  homologados  pela CE (Comunidade Europeia ),    UIAA (União Internacional de Associações de Alpinismo ) ou simplesmente o nosso INMETRO ( Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ).

6 - Pergunte, qual a empresa de transporte que irá levar e qual a qualidade do ônibus. Temos visto constantemente, grupos reclamando dos transportes contratados.

7 - O Guia que irá levar é experiente? É equipado? 

8 - O Guia ou a operadora respeita a natureza? Ele é daqueles que deixa o lixo para trás? Liga o som alto no meio da trilha, acende o cigarro ( ou ervinha ) no meio da mata ou na cachoeira? 

9 - O Guia ou a operadora é atenta? Respeita as diferenças e os seus clientes? Muito comum é chegar na cachoeira, e a pessoa responsável cair na água e na brincadeira junto aos clientes. E quem vigiará o grupo atendendo as necessidades dos clientes e possíveis acidentes?

10 - EVITE TURISMO DE MASSA!!!  Sabemos que a operadora depende dos clientes, que confiarão nela para que a trip aconteça. Mas é importante salientar que existe uma diferença entre uma viagem de aventura, cujo número ideal é de no máximo 10 pessoas  e não TURISMO DE MASSA QUE ACABA COM O AMBIENTE. Ou seja... MUVUCA!! 


    
     Resumindo, quando for para uma aventura, escolha alguma operadora que tenha bom histórico ( sem incidentes ), que ofereça-lhe a segurança de uma AVENTURA SEGURA e não somente porque o pessoal é "legalzinho", mas principalmente porque irá lhe proporcionar bons e inesquecíveis momentos em lugares incríveis!!

     Boa trip à todas e a todos

     Saudações verdejantes






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog