10 DICAS PARA UMA BOA CAMINHADA

     Atualmente, o hiking, o trekking e o montanhismo, são atividades outdoor que tem o maior número de adeptos. São pessoas comuns como você, que de forma inexperiente, vão para as mais conhecidas lojas de esportes e compram uma bonita mochila, uma bota "invocada" e caem pra dentro da trilha.

  Infelizmente, isso tem sido constante e de forma descontrolada. E tão descontrolada, que já é alvo de preocupação não só de entidades ambientais, as quais se preocupam com a preservação das florestas, como também órgãos governamentais de salvamento e segurança, pela quantidade de pessoas que tem ido de forma descompromissada para às trilhas e cachoeiras e que tem causado muitos incidentes com traumas, grupos perdidos e até mesmo mortes.

    Minha experiência de trilhas, vem desde minha infância, quando caminhava já com meu avô e com minha família. Mas profissionalmente e nas Operações de Busca e Resgate que coordenava na Serra do Mar. Todo esse tempo, somam-se apenas 30 anos. E acho que posso dividir um pouco de minha experiência com quem está começando.

     São dicas simples, mas se levar em conta também que o bom senso e saber os limites do corpo e da Natureza, poderá desfrutar de forma mais consciente. Vamos lá:

1 - VOCÊ CONHECE A ROTA? Não entre em uma trilha sem conhecer a rota. Independente se você é novato em trilhas, trips e montanhismo, NUNCA VÁ SOZINHO PARA UM ROTEIRO E SEMPRE CONTRATE UM GUIA DE TURISMO CONFIÁVEL E QUE ESTEJA EQUIPADO E TREINADO. A melhor forma de saber se o guia  é bom e a operadora confiável, é através de indicação.

2 - VOCÊ ESTÁ PREPARADO FISICAMENTE? Tenha consciência de seu estado e capacidade física em relação ao hiking ou trekking que irá fazer ou participar. Pesquise o local onde será feita sua aventura. Converse com quem já foi. Nós temos uma TABELA DE DIFICULDADE DE TRILHAS, que classifica as trilhas em fatores que variam de zero à dez. Solicite a tabela pelo e-mail: papacapimtrekking@outlook.com  . 

3 - USAR A MOCHILA CORRETA É TUDO DE BOM. Quando for comprar uma mochila para sua trip, por mais linda e colorida que seja, saiba escolher. O ideal é que se pague um pouco mais caro, mas compre uma mochila técnica. Mochila técnica, é aquela que além de se adequar bem ao seu corpo, permite que possa caminhar dias sem dor nas costas. Além disso, leve dentro dela apenas o que realmente é essencial, principalmente alimentação correta, anorake, agasalho, uma lâmina ou canivete suiço, lanterna com pilhas back up, bússola ou GPS, Equipamentos de Primeiros Socorros e sobrevivência. Caso leve a barraca, sempre é bom saber qual a melhor, mais adequada ao tipo de local que irá e não esqueça nunca de que o Isolante térmico é uma obrigatoriedade para não sofrer com uma hipotermia.

4 - USE CALÇADO ADEQUADO PARA SUA TRIP. Nunca vá para um hiking ou trekking com uma bota nova. O ideal é usa-la bem alguns dias antes, para que fique mais macia e moldada à seu pé. Tênis, tamanco, papete, chinelos e sapatilhas, são realmente ineficazes e são o caminho mais rápido para quedas e fraturas de ossos.

5 - SAIBA QUANDO É A HORA DE PARAR OU DESISTIR!! Saber os limites do corpo, das impossibilidades meteorológicas ou mesmo respeitar os obstáculos naturais, é importante. Esta é uma opção que poder salvar sua vida ou de algum colega e até mesmo de todo o grupo.  Não se arrisque por vaidade ou egocentrismo ( "Eu sou o bonzão! Tenho que impressionar as meninas do grupo! );

6 - HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL!! Programe suas paradas e à cada parada, BEBA ÁGUA!! Aparentemente você não está com sede, mas seu corpo sim. Durante um hiking / trekking, eliminamos muita água e assim, seu aparente cansaço já é o começo da falência de órgãos que necessitam estar bem hidratados. CUIDADO!!!

7 - SEU HIKING / TREKKING NÃO É COMPETIÇÃO. Quem vai para uma trip, vai para contemplar a natureza e não para apostar corrida ou mostrar sua boa performance. Se estiver indo com mais pessoas, saiba respeitar o rítmo de cada colega.

8 - SINTA O AMBIENTE!! Pratique o "ver, ouvir e sentir" no ambiente natural. Muitas vezes treinar a percepção pode ajudar você a fazer uma boa foto ou mesmo salvar sua vida.

9 - INFORME PARENTES E AMIGOS SOBRE SUA ROTA.  Sempre é bom deixar parentes e amigos, informados de tudo. Deixe por escrito, toda sua rota, por onde vai passar, por onde passará, onde irá dormir. Em caso de atrasos ou incidentes, todos saberão onde provavelmente você está.

10 - RESPEITE A NATUREZA!! TRAGA SEU LIXO DE VOLTA.  E traga somente o lixo, não uma flor, um macaquinho ou um ramo de mudas. Não faça fogueiras sem necessidade, não corte plantas e árvores sem necessidade. E nas necessidade fisiológicas, faça-as pelo menos à 25 metros de nascentes e rios. As sólidas, entrerre e as líquidas, verifique se não está próximo de nascente, olho d'água ou mesmo em rotas de animais silvestres.


Existem muito mais dicas que podemos dar para você. 
Você pode contatar-nos pelo Facebook, por email ou mesmo participando de nossos cursos de Trekking em nível Básico, Intermediário ou Avançado. 


Até a próxima e ...

SAUDAÇÕES VERDEJANTES




     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PORQUE ESPORTISTAS DE AVENTURA DEVEM SABER TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS