PORQUE ESPORTISTAS DE AVENTURA DEVEM SABER TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

PORQUE ESPORTISTAS DE AVENTURA 
DEVEM SABER TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

INDEPENDENTE DO TIPO DE ESPORTE DE AVENTURA, OS TRAUMAS PODEM ACONTECER A QUALQUER HORA, A QUALQUER MOMENTO.




         Há alguns anos atrás, quando ainda estava ligado ao Resgate do Corpo de Bombeiros, Coordenando operações de Busca e Salvamento na Serra do Mar, mais precisamente em Paranapiacaba, eram muito comuns os atendimentos a emergências à turistas feridos. Estes.ingenuamente entravam na mata sem o conhecimento básico de técnicas de trekking e desta forma acabavam por se ferir em muitas vezes, de forma grave.
          
          Como sabemos, o esporte de aventura no Brasil, é ainda sem tradição. Tudo é muito novo e junto com ele, a cultura de segurança no esporte. Ainda somos uma sociedade de esportistas, que em sua grande maioria, trata o hiking, o trekking, a escalada, o rapel e muitos outros esportes, de forma apaixonada e amadora. Somente pela emoção e nada de técnica.  Ainda hoje, tem gente que me pergunta, "para que serve um Curso de Trekking", se é só ir na loja comprar um par de botas, colocar a mochila nas costas e cair na trip da trilha.

      Infelizmente, são essas mesmas pessoas que me pergunta isso que passam pelas piores experiências na mata e em alguns casos, preferem trocar a convivência com a Natureza pela segurança aparente de ir para baladas e shoppings centers.

         É fato. Todo esporte de aventura, toda atividade outdoor, tem sua probabilidade de lesões e traumas. Para cada dez aventureiros que se pergunte se já quebrou ossos ou levou pontos, mais da metade irá afirmar que já se feriu na prática. Seja um arranhão mais profundo, um corte ou ossos quebrados, mas certamente, todos em questão têm suas cicatrizes.



          Mas e na hora quente? Quem vai atender a vítima? Estarão estes esportistas aptos e preparados para realizar uma resposta à uma queda, uma fratura ou a um trauma de pescoço? 

          Independente se o curso é simples  ou  mais elaborado, como por exemplo um curso de formação de Socorrista ( APH - Atendimento Pré Hospitalar ) e pode ser aprendido  num curso regular, Primeiros Socorros não é uma opção para o praticante de esporte de aventura. É UMA OBRIGAÇÃO. Porque como diz mesmo os nomes, ESPORTE DE AÇÃO, ESPORTE DE AVENTURA OU ESPORTE RADICAL, implicam na possibilidade da ocorrência de pequenos ferimentos ou grandes traumas. Quem não lembra de como foi a morte de Dan Osman, que morreu em 1998, quando sua corda de segurança falhou durante uma escalada?

         A dura verdade, é que nós, os  praticantes de esporte outdoor, independente se forem amadores ou profissionais, estamos sujeitos a sofrer traumas ou vê-los acontecer bem próximo de nós.

         Infelizmente com a banalização do Esporte de aventura, os incidentes em trilhas, cachoeiras e montanhas, irão cada vez aumentar quantitativamente. E caberá a nós, Trekkers, bikers, Montanhistas, mergulhadores e demais esportistas, amadores ou profissionais, a dura tarefa de atender a demanda que está vindo e virá. Porque tais situações acontecerão em áreas remotas, longe de qualquer equipamento de comunicação, mas bem perto onde estaremos... na Serra do Mar, na montanha, no meio do mar ou mesmo durante um pedal na estrada.

       A respeito dos Cursos  Hoje em São Paulo e em todo o Brasil, encontramos diversas publicações e cursos fornecidos por diversos hospitais, escolas de enfermagem e até mesmo em escolas de bombeiros. Mas quantos deles, estão realmente adaptados aos esportes de aventura? Infelizmente não.  O ideal é que o esportista procure um curso adaptado para o setor de esportivo e de aventura.

          Sempre que possível estou sempre promovendo dois cursos.  Nosso próximo curso de " FIRST RESPONDER ADVENTURE " ou Primeiros Socorros para Aventureiros, será agora em março, nos dias 13 e 20 e terá carga horária de 20 horas.




          Resumindo: TODO AVENTUREIRO TEM A OBRIGAÇÃO DE SABER TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS. Porque a Emergência na trip virá. E quando ela chegar, é bom que se esteja preparado, para um melhor atendimento e sobrevida do paciente que poderá ser seu colega, um parente ou simplesmente um desconhecido.

         À todas e a todos, minhas sinceras Saudações Verdejantes
         

         Alex Lima





     








           
          
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog